top of page

Evailde Cristina Oliveira Silva (também conhecida por Cristina, Tina, Tininha ou Evailde) nasceu na segunda-feira de 11/01/71, às 12h, em "Hospital Antonio Targino", cidade de Campina Grande, PB. Filha de D.Eva e Seu Adeildo, mais nova entre os três irmãos: Nildo, Evinha e Júnior* (*este o primogênito). Viveu boa parte da vida no bairro Castelo Branco.

 

Nos anos 1990 morou em SP, na residência dos irmãos, onde conheceu um dos seus maiores amores: a amada sobrinha Bruna, filha de Evinha, que nasceu em 07/12/1993. Na capital paulista, chegou a trabalhar no antigo laboratório "Climax". Entre o final dos anos 1980 até 2004, idas e vindas de Tina a SP eram frequentes.

 

Jovem carismática, Cheia de Vida, com Um Marcante Olhar de Menina e Sorriso Encantador. Tinha lilás como sua cor favorita. Apaixonada por música, foi grande e fiel fã dos seus ídolos, como Djavan (chegando a ir em dois shows em CG/2009 e JP), Tim Maia, Michael Jackson, Belchior, Xuxa (foi ao show em CG/1988), Clara Nunes, Ritchie, entre outros. Nos últimos anos, o cantor Padre Reginaldo Manzotti era um dos seus grandes ídolos (chegou a ir ao show em CG/2011)

 

Aos poucos, a caçula da família amadureceu... Engravidou de Eduardo no final de 2002, com quem morava junto e mantinha um relacionamento desde 2000/01 (que duraria até 2005, quando se separaram de vez). Deu à luz a Iury José Oliveira de Almeida na sexta-feira de 13 de junho de 2003, filho único. Em 2007, foi surpreendida negativamente ao ter um diagnóstico confirmado para câncer de mama. De 2007 a 2012, a médica Renata Loureiro (especialista em oncologia da FAP) foi principal responsável por seu tratamento de saúde, com a equipe da Fundação Assistencial da Paraíba. Era o início de uma nova batalha... ...que, do inicio ao fim, contou com o apoio da grande e querida amiga, a professora da UFCG Maria do Socorro Pereira (CÔCA), fiel escudeira, um anjo protetor. Fez tratamento e curou-se. No final de 2008, o câncer foi mais uma vez encontrado em seu organismo, também na tireóide, precisando refazer sessões de radio/quimioterapia. Depois, teve diagnóstico para câncer de pele confirmado. Em 2010, com derrame no coração, precisou se submeter a um procedimento muito arriscado: drenar 750ml de água do coração. A família foi alertada para o risco, com D.Eva e os familiares se preparando e preparando Iury para uma possível notícia negativa. Entretanto, o procedimento, realizado pelo querido cardiologista (e amigo de Tina) Valdir Cesarino, teve resultado positivo, supreendeu todos. Prosseguiu seu tratamento contra o câncer e, em 2011, entrou em remissão, até então se curando.

 

Em 11 de janeiro de 2011, celebrou, em festa surpresa feita por Bruna, o aniversário de 40 anos, ao lado de alguns dos seus maiores amores: D.Eva, Seu Adeildo, Côca, seu filho Iury e a sobrinha querida Bruna (que passava férias em CG).

 

No início de 2012, após meses com o filho internado no HUAC tendo Hepatite Autoimune, seu câncer volta: agora mais agressivo, fazendo com que seu corpo, enfraquecido de tanta quimioterapia e outros tratamentos de saúde, se desgastasse ainda mais.

  • Final de outubro/início de novembro: vai frequentemente ao hospital com o corpo mais debilitado.

  • Na quinta de 22/11/2012 perdeu o Pai, Seu Adeildo, de 75 anos, em "Hospital de Trauma de CG", após procedimento cirúrgico em virtude de hérnia femoral estrangulada.

*Após esta ocasião, Tina volta ao "Hospital da FAP" (local onde frequenta desde 2007), para tratar o delicado diagnóstico de água na pleura, com dificuldades respiratória e cardíaca.

 

Tarde de quarta-feira, 28/11/2012, em visita à FAP, seu filho, Iury José, se despede, sem saber, com beijo no rosto, pela última vez, em um encontro autorizado. = Tina, no Último Minuto de Vida = "Cuidem do meu filho".

  • Por insuficiência cardíaca e respiratória, tendo a doença com metástase, atingindo o pericárdio e miocárdio, EVAILDE CRISTINA morreu, aos 41 anos, ao lado de sua Mãe, D.Eva, às 02h20 da manhã de sexta-feira, 30/11/2012 - em "Fundação Assistencial da Paraíba". A certidão de óbito foi escrita com informações da irmã, Eva, 47.

Naquele 30/11/12, Iury Almeida, ao acordar, por volta de 9h, já notava movimentação estranha na casa. Às 11h, exigia informações, de forma desconfiada, do que estava acontecendo.

 

A notícia da morte de TINA foi comunicada ao filho, Iury José, por volta das 11h30, com os tios Júnior, Evinha e Nildo reunidos ao lado de D.Eva. Velada na "Eterna Morada", Monte Castelo, com sepultamento no cemitério "Monte Santo" no final da tarde de 01/12/12. No caixão, foi enterrada com carta feita pelo filho, além da camisa que assistiu ao show do Pe.Manzotti em 2011. Prolongando e intensificando, violentamente, o sentimento de luto (que perdurava há 7 dias na família). Deixou o filho, Iury, 9 anos, e suas lembranças da intensa passagem pela Terra - Marcando, Para Sempre, a vida de todos com quem conviveu.

''Quando eu te vi

o sonho aconteceu...''

(Ivo Pessoa)

''Jogue suas mãos para o céu

E agradeça se acaso tiver

alguém que você gostaria que

Estivesse sempre com você...''

(Hyldon)

''Chorei toda noite, pensei
Nos beijo de amor que te dei
Ioiô, meu benzinho do meu coração
Me leva pra casa, me deixa mais não''

(Gal Costa)

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

''Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores''...

(Djavan)

 

©  Rede IATV, Iury José Oliveira de Almeida e Evailde Cristina Oliveira Silva

 

18038914964284489.webp
18070058782606146.webp
Evailde Cristina nos anos 1990
bottom of page